Fernando Diniz foi oficializado nesta terça-feira (4) como novo técnico interino da Seleção Brasileira. O treinador de 49 anos vai comandar o Brasil até pelo menos o fim do ano, quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) espera definir seu futuro com relação ao italiano Carlo Ancelotti.
No Fluminense desde o ano passado, Diniz tem forte ligação com o futebol paulista desde seus tempos de jogador, atuando como meia. Mineiro de Patos de Minas, ele começou sua trajetória no Juventus, onde atuou por 11 anos contando as categorias de base – além disso, é torcedor declarado do Moleque Travesso. Ele também defendeu Guarani, Palmeiras, Corinthians, Santos, Paulista e Santo André até se aposentar em 2008.
Relacionadas
Como treinador, Fernando Diniz tem raízes no futebol do interior paulista. Logo em seu primeiro trabalho, no Votoraty, ele foi campeão do Paulistão Série A3 e da Copa Paulista de 2009, seu primeiro ano como técnico.
No ano seguinte, ele assumiu o Paulista e levantou mais uma taça de Copa Paulista, sendo um dos três técnicos com dois títulos da competição, ao lado de Moisés Egert e Cléber Gaúcho, e o único campeão dois anos seguidos.
Diniz apareceu para o grande público em 2016, ano em que levou o Audax à final do Paulistão A1, deixando para trás São Paulo e Corinthians no mata-mata. O trabalho no GOA o credenciou a assumir Oeste e Guarani, ambos na Série B do Brasileirão, nos anos seguintes. A partir de 2018, ele só treinou times de Série A, com Athletico-PR, Fluminense-RJ, São Paulo, Santos, Vasco-RJ e novamente o Flu.
Oficializado pela CBF, Fernando Diniz é o primeiro técnico da Seleção Brasileira com títulos de Copa Paulista e Paulistão Série A3. Ele estreia à frente do Brasil em setembro, com sua primeira convocação para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
▶️ Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube