Relembre todos os campeões de Copa Paulista reconhecidos pela Federação Paulista de Futebol

Do Etti Jundiaí em 1999 ao XV de Piracicaba em 2022, conheça todos os campeões da Copa Paulista reconhecidos pela FPF

A Copa Paulista de 2023 começa nesta sexta-feira (30), com Oeste e Primavera se enfrentando na Arena Barueri. Os 18 times disputam o título estadual e as vagas no cenário nacional: o campeão pode escolher entre disputar a Série D do Campeonato Brasileiro ou a Copa do Brasil, enquanto o vice-campeão fica com a vaga restante.

Veja a seguir todos os campeões de Copa Paulista reconhecidos pela Federação Paulista de Futebol:

2022: XV de Piracicaba

Relacionadas

Com uma arrancada espetacular rumo ao título, o XV de Piracicaba fez uma fase final praticamente irretocável e entrou para o grupo dos bicampeões com seu primeiro título desde 2016. O Nhô Quim, inclusive, tem grande desempenho nos últimos anos na Copa Paulista, com uma final em 2019 e semifinais em 2020 e 2017.

2021: São Bernardo

Após conquistar o título da Série A2 no primeiro semestre, o São Bernardo encerrou a temporada 'perfeita' com o troféu da Copa Paulista. Foi a primeira vez desde 2009 que um time foi campeão estadual e da Copa Paulista no mesmo ano.

2020: Portuguesa

Dominante, a Portuguesa conquistou o primeiro título de Copa Paulista de sua história em 2020. Com a melhor campanha de um campeão desde 2003, a Lusa bateu o Marília na decisão, em jogos de bom nível tanto na ida quanto na volta, e levantou o troféu no Canindé.

2019: São Caetano

Na última edição de Copa Paulista com torcida no estádio, o São Caetano foi campeão ao superar o XV de Piracicaba na final, com vitória no Barão de Serra Negra e empate no Anacleto Campanella. Após o título inédito, o Azulão manteve a base do time e também conquistou a Série A2 do Paulistão em 2020.

2018: Votuporanguense

Em 2018, o Votuporanguense foi campeão superando a Ferroviária, que disputava sua terceira final consecutiva e tinha a melhor campanha da competição. Após dois empates por 1 a 1, o CAV venceu nos pênaltis e conquistou seu segundo título em apenas oito anos de existência.

2017: Ferroviária

Nenhum time disputou mais finais e semifinais de Copa Paulista do que a Ferroviária, campeã em 2017. A equipe de Araraquara superou a Inter de Limeira nos pênaltis e conquistou seu segundo título da competição, o primeiro desde 2006.

2016: XV de Piracicaba

O XV de Piracicaba conquistou seu primeiro e único título de Copa Paulista em 2016 ao vencer a Ferroviária. A equipe grená teve a melhor campanha do campeonato, mas perdeu nos pênaltis na Fonte Luminosa para o Nhô Quim, eliminado nas semifinais em 2013 e 2014.

2015: Linense

Na primeira de quatro finais seguidas decididas nos pênaltis, o Linense foi campeão diante do Ituano – também nas penalidades, o Elefante da Noroeste havia superado o Penapolense nas semifinais. O destaque da campanha foi o meia Thiago Humberto, artilheiro da competição com 11 gols, que segue no clube até hoje e conquistou o acesso na Série A3 em 2021.

2014: Santo André

Apesar de ter campanha inferior ao Botafogo, adversário na final, o Santo André conquistou seu segundo título de Copa Paulista em 2014 no tempo regulamentar: empatando em casa na ida e vencendo como visitante na volta. O primeiro título do Ramalhão havia sido em 2003.

2013: São Bernardo FC

Após conquistar a Série A2 em 2012, o São Bernardo conquistou a Copa Paulista de 2013 com a melhor campanha do campeonato. Após superar XV de Piracicaba e Inter de Limeira no mata-mata, o Bernô venceu o Audax nos pênaltis após empates na ida e na volta.

2012: Noroeste

Antes de bater na trave em 2013, o Audax já havia sido vice-campeão da Copa Paulista em 2012. O campeão naquela edição foi o Noroeste, que conquistou seu segundo título da competição com direito a vitórias na ida, em Bauru, e na volta, em São Paulo.

2011: Paulista

Superando o Comercial na final, com vitória em Jundiaí por 2 a 0 e derrota em Ribeirão Preto por 2 a 1, o Paulista se tornou o primeiro e único time a conquistar duas vezes seguidas a Copa Paulista – em 2010, foi campeão diante do Red Bull Brasil. Além disso, com três títulos, o Galo do Japi é o maior campeão do torneio estadual.

2010: Paulista

O Paulista conquistou seu segundo título da competição em 2010 pelos critérios de desempate. Após dois empates na decisão, o Galo do Japi levou a melhor sobre o Red Bull Brasil por ter a melhor campanha entre os finalistas.

2009: Votoraty

O primeiro e único título do Votoraty foi em 2009 e em grande estilo. Após perder a ida da final por 2 a 1 para o Paulista, em Jundiaí, o time de Votorantim aplicou um sonoro 5 a 1 na volta e fechou a 'temporada perfeita', já que havia sido campeão do Paulistão Série A3.

2008: Atlético Sorocaba

O extinto Atlético Sorocaba conquistou seu único título a nível principal em 2008, quando bateu o XV de Piracicaba na decisão da Copa Paulista. Após empate em Sorocaba, o título foi conquistado com vitória por 3 a 2, de virada, em pleno Barão de Serra Negra.

2007: Juventus

Na que provavelmente foi a final mais emocionante da competição até hoje, o Juventus venceu o Linense por ter a melhor campanha. Na Rua Javari lotada, o Moleque Travesso marcou o gol do título no último lance – um minuto após ficar em desvantagem – e levantou o que, até o momento, é seu último troféu. Foi o último torneio sob o nome de 'Copa Federação Paulista de Futebol'.

▶️ Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube

2006: Ferroviária

Em 2006, a Ferroviária conquistou seu primeiro título ao superar o Bragantino na decisão, com vitória por 1 a 0 sobre o Bragantino na ida, em Araraquara, e empate por 1 a 1 em Bragança Paulista.

2005: Noroeste

O Noroeste conquistou seu primeiro título em 2005 com direito a uma decisão recheada de gols. O Norusca venceu o Rio Claro por 3 a 2 na ida, em Bauru, e superou o adversário novamente fora de casa na volta, desta vez por 4 a 2.

2004: Santos

O único dos 'quatro grandes' de São Paulo a conquistar uma Copa Paulista foi o Santos. Atuando com um time B, o Peixe superou o Guarani com empate por 3 a 3 no placar agregado da final, já que tinha a vantagem do empate por ter a melhor campanha.

2003: Santo André

O Santo André conquistou seu primeiro título de copa em 2003, quando levantou o troféu da Copa Estado de São Paulo contra o Ituano. A conquista rendeu a vaga na Copa do Brasil de 2004, na qual o Ramalhão acabaria campeão superando o Flamengo-RJ, no Maracanã lotado, na final.

2002: São Bento*

Em 2002, a Copa Estado de São Paulo foi dividida por região. O São Bento conquistou a Copa Futebol Interior ao vencer o Jaboticabal na final. Enquanto isso, o Ituano foi campeão da Copa Mauro Ramos enfrentando o Santo André na decisão, porém esse título não é considerado oficial pela FPF. Dessa forma, apenas o São Bento é reconhecido como campeão em 2002.

2001: Bandeirante

O Bandeirante conquistou seu primeiro e único título de copa em 2001, quando conquistou a Copa Coca-Cola ao bater o União Barbarense na final. O campeonato teve amplo patrocínio da marca de bebidas e, desde então, a FPF organizou pelo menos uma Copa Paulista em todas as temporadas, com duas edições distintas em 2002.

1999: Paulista

O Paulista, então sob nome de Etti Jundiaí, foi o primeiro campeão de Copa Paulista nos moldes atuais. Em 1999, o Galo do Japi não perdeu uma única partida durante toda a campanha e carimbou o título diante do Ituano na final. Até hoje, o time de Jundiaí é o único campeão invicto na competição estadual.