Marcada para começar no dia 1º de julho, a Copa Paulista de 2022 contará com 17 times divididos em três grupos regionalizados.
Dos 17 participantes, sete já levantaram a taça e vão em busca de mais um caneco. A campeã mais recente a disputar o torneio desta temporada é a Portuguesa, que venceu em 2020 contra o Marília, outro time que também disputará a competição.
Relacionadas
O Escanteio SP apurou e confira a melhor campanha de cada time na história da Copa Paulista:
Água Santa - Quartas de final em 2020
O Netuno, que será comandado por Thiago Carpini, vai para a sua sexta participação em Copa Paulista. A melhor campanha foi na última vez que o time participou, em 2020, quando chegou nas quartas de final final e foi eliminado pela campeã Portuguesa
Botafogo - Vice-campeão em 2014 e 2021
Atual vice-campeã, a equipe de Ribeirão Preto, que ainda é um mistério sobre qual elenco disputará a competição, está indo para sua décima participação na Copa Paulista. Mesmo com um bom número de participações, o Botafogo nunca venceu o torneio e bateu na trave duas vezes, em 2014 e 2021, quando perdeu para Santo André e São Bernardo, respectivamente.
Comercial - Vice-campeão em 2011
Assim como o rival, o Bafo também nunca levantou a taça da Copa Paulista. O time de Ribeirão Preto tem como melhor campanha o vice-campeonato de 2011, quando perdeu para o Paulista de Jundiaí
Desportivo Brasil - Quartas de final em 2017
Participação surpresa na edição de 2022, o Desportivo Brasil volta a participar de uma Copa Paulista após dois anos. A melhor campanha aconteceu na primeira vez que o Dragão Chinês disputou o torneio, em 2017, quando chegou as quartas de final, mas foi eliminado pela Portuguesa.
LEIA TAMBÉM
+ Copa Paulista: veja os jogadores de todos os times participantes
+ Relembre todos os campeões de Copa Paulista
EC São Bernardo - 4º colocado em 2019
O Cachorrão vai participar pela terceira vez da Copa Paulista. Será o segundo ano consecutivo em que o time do ABC paulista disputa o torneio e a melhor campanha veio na primeira participação, quando o EC São Bernardo terminou na quarta colocação. A equipe perdeu nas semifinais para o São Caetano.
Juventus - Campeão em 2007
O Moleque Travesso entra na competição em busca do segundo título da competição estadual. A única vez que a equipe da Mooca venceu a Copa Paulista foi em 2007 em disputa emocionante com o Linense. O gol do título juventino foi anotado aos 49 minutos do segundo tempo por João Paulo.
Lemense - Primeira participação
Após 17 anos sem disputar campeonatos oficiais, o Lemense voltou as atividades em 2022 depois de fusão com o Atibaia. A equipe nunca disputou a Copa Paulista.
Marília - Vice-campeão em 2020
Outro time sem título, o MAC chegou perto da taça em 2020, quando acabou perdendo na final para a Portuguesa. Na campanha do vice-campeonato, o Marília teve como grande destaque o atacante Gustavo Nescau, atualmente no Cuiabá.
Noroeste - Campeão em 2005 e 2012
Único campeão do grupo 1, o Noroeste é um dos times que mais participou da competição, em 18 oportunidades. O Norusca levantou a taça em 2005 e 2012, quando venceu o Rio Claro e o Audax, respectivamente.
▶️ Inscreva-se no canal do ESCANTEIO SP no YouTube
Oeste - Campeão em 1981
Entre os campeões, o Oeste é o time na maior seca, já que não vence a Copa Paulista há 41 anos. A equipe entra no torneio como um dos candidatos ao título.
Portuguesa - Campeã em 2020
Equipe que levantou a taça a menos tempo, a Portuguesa é a grande favorita ao título da Copa Paulista de 2022. A Lusa, que venceu o título em 2020 sob o Marília no ano do centenário, vai para a oitava participação no torneio estadual.
Primavera - Oitavas de final em 2020
O Fantasma da Ituana vai participar pela quarta vez da Copa Paulista, sendo a terceira consecutiva, A melhor campanha foi na primeira dessa sequência de participações, quando o time chegou nas oitavas de final e foi eliminado pelo Comercial.
Rio Claro - Vice-campeão em 2005
O Galo Azul, que vai participar pela nona vez da Copa Paulista, teve como sua melhor campanha um vice-campeonato em 2005, quando perdeu o título para o Noroeste. O Rio Claro não disputava o torneio estadual desde 2019.
São Bento - Campeão em 1985 e 2002
O São Bento é um dos times que mais vezes disputaram a Copa Paulista, 14 contanto com a edição deste ano. O Bentão foi campeão em duas oportunidades, em 1985 e 2002. No título do ano do penta, o time de Sorocaba venceu o Jabocatibal na final.
ANUNCIE NO ESCANTEIO SP
Para conhecer todos os detalhes do que o Escanteio SP pode oferecer para sua marca, acesse nosso mídia kit completo aqui ou entre em contato com nosso time.
São Caetano - Campeão em 2019
A equipe do ABC paulista vai para a quinta participação na Copa Paulista e em busca do segundo título. A conquista do Azulão aconteceu em 2019, quando venceu o XV de Piracicaba na final
Sertãozinho - 4º colocado em 2004
Indo para sua nona participação na Copa Paulista, o Sertãozinho é o único time do grupo 1 que não chegou em uma final da competição estadual. A melhor campanha do Touro dos Canaviais foi a quarta posição em 2004
XV de Piracicaba - Campeão em 2016
O XV de Piracicaba entra novamente na competição pressionado por resultados e por títulos. Sem vencer a competição desde 2016, o Nhô Quim é o segundo maior participante da Copa Paulista com 19 participações. No título de 2016, o Alvinegro Piracicabano venceu nos pênaltis a Ferroviária.