América não paga salários e jogadores ameaçam pedir liberação
Presidente do clube de Rio Preto havia prometido que quitaria as dívidas com os atletas até a última quarta-feira, o que não aconteceu
A classificação com uma rodada de antecedência para a segunda fase do Paulista Segunda Divisão não acalmou a situação do América-SP. Sem pagar os salários de maio, o presidente do clube, Luiz Donizette Prieto, o Italiano, prometeu quitar as dívidas com os atletas até a última quarta-feira (21), o que não aconteceu e gerou protesto dos jogadores.
O Escanteio SP conversou com algumas fontes do clube, que confirmaram o não pagamento da dívida e a insatisfação de alguns atletas. Inclusive, já existem jogadores que estão pedindo liberação do América.
Relacionadas
A situação na equipe de Rio Preto é complicada e o treinador Márcio Ribeiro, em entrevista para a TV TEM, afiliada da Rede Globo, comentou sobre o atual estado do clube e a importância da diretoria quitar as dívidas com os atletas e funcionários.
"O pagamento foi prometido para quarta-feira e eles precisam receber. Eu vi uma frase de um jogador em uma reunião em que ele diz para o presidente: "A carne não precisa, nos dê o arroz e o feijão, porque a gente está desde o começo assim. Mas, eu preciso pagar a minha água e luz que está para cortar.’ Isso precisa mudar e nós começarmos a resgatar essa historia", afirmou o treinador.
Mesmo sem receber os salários, o América deve entrar em campo no próximo sábado (24), quando enfrenta o Catanduva, fora de casa, pela última rodada da primeira fase do Paulista Segunda Divisão. "Se não jogar é aí que não vão nos pagar. Mas não confiamos mais neles", disse uma das fontes.
Entenda a atual situação do América-SP
Desde fevereiro, o América é uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol). O clube é gerido por Rubens Romanini, ex-mandatário do Osvaldo Cruz e que representa a empresa Rubro Sports Participações LTDA.
Contudo, a compra do clube aprovada pelo Conselho Deliberativo não constava o pagamento da dívida da equipe de Rio Preto, que é estimada em R$ 32 milhões. Porém, a empresa promete um investimento de R$ 18 milhões nos próximos cinco anos.
Em entrevista para o GE, o presidente do Mecão afirmou que os salários estão atrasados por um problema relacionado à gestão da Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Classificado para a segunda fase do Paulista Segunda Divisão, a popular Bezinha, o América pode terminar a rodada na segunda colocação do grupo 2 em caso de combinação de resultados.