Morre o técnico Ubirajara Veiga, ex-Portuguesa Santista

Na última terça-feira (23), o técnico Ubirajara Veiga, o popular Bira, morreu aos 66 anos. O comandante estava internado em um hospital de Maceió desde o início de março. Contudo, apresentou piora nos últimos dias, precisou ser intubado e faleceu devido a complicações da Covid-19.

O treinador passou pela Portuguesa Santista e comandou outros clubes do futebol brasileiro, como CSA e CRB. Seu maior feito foi à frente do ASA de Arapiraca, também de Alagoas, ao eliminar o Palmeiras na Copa do Brasil de 2002.

Relacionadas

Bira foi um dos responsáveis pela volta da Briosa ao futebol profissional. Além do clube da Baixada Santista, Bira comandou em São Paulo equipes como Mirassol, Oeste e o Votuporanguense, clube onde começou sua trajetória como treinador, em 1989. A passagem pela equipe de Santos foi em 1994.

Apostador? Assine o Escanteio SP e receba relatórios das Séries A2 e A3

Fora do Brasil, Ubirajara Veiga comandou o Mapau, de Trinidad e Tobago, o Destroyers, da Bolívia e o FC Karija, do Japão, clube que estava até 2018.

No final de 2020, outro técnico de destaque do estado, Marcelo Veiga, também morreu com complicações da Covid-19. Além do histórico treinador do Bragantino, Ruy Scarpino também foi vítima do vírus e faleceu no começo de março deste ano.

O Brasil vive o pior momento da pandemia. Na última terça, 3.158 pessoas perderam a vida por conta do vírus, sendo 1.021 no estado de São Paulo. Ao todo, são 298.843 vítimas da Covid-19 no país.