Velo Clube: informações, elenco e pelo que deve brigar na Série A2
Com treinador de ótimas campanhas recentes e, no papel, o melhor elenco de sua história recente, Velo Clube pode sonhar alto na Série A2
Por conta da presença de Ponte Preta e Novorizontino, times com um orçamento altíssimo, muitas equipes decidiram poupar gastos para a Série A2 do Campeonato Paulista de 2023. Esse, porém, não foi o caso do Velo Clube. O Galo Vermelho fez um ótimo mercado, terá um elenco recheado de opções e contará com Alberto Félix no comando técnico para brigar por um acesso que não vem desde 1978.
Após chegar às quartas de final na última edição da Série A2, o Velo Clube manteve cinco jogadores que participaram da campanha: o zagueiro Alexandre Carvalho, o lateral-direito Ynaiã, o volante Franco, o meia Felipinho e o atacante Lucas Duni. Todos são identificados com o clube e foram titulares durante a competição. Felipinho chegou a entrar na seleção feita pelo Escanteio SP como melhor meia do torneio e foi campeão da Série D com o América-RN no segundo semestre.
Relacionadas
Apesar de ter menos remanescentes se comparado às últimas duas edições, o Velo Clube fez um mercado bem mais forte e praticamente todos os jogadores contratados tiveram uma boa minutagem na última temporada em campeonatos com nível semelhante à Série A2. O clube não poupou gastos e montou um elenco recheado de opções, sobretudo no ataque. O atacante Léo Castro, por exemplo, já foi artilheiro da Série A2, da Série A3 e da Copa Paulista. Ele foi campeão do torneio nas últimas duas temporadas.
Além dele, o clube trouxe o atacante Thiago Rubim e o zagueiro uruguaio Juan Sosa. Ambos chegaram a receber votos da equipe do Escanteio SP para entrarem na seleção da última Série A2, quando foram pilares do arquirrival Rio Claro. Outros nomes, como o atacante Douglas Skilo, destaque da Portuguesa-RJ na Série D, brilharam em times de fora do estado de São Paulo.
O bom elenco do Velo Clube será comandado por Alberto Félix. Se fizermos um balanço entre investimento e resultado, o treinador de 56 anos foi o melhor em sua função nas duas últimas edições da Série A2. Em 2021, levou o Rio Claro às semifinais e fez o time jogar um futebol muito bonito. No ano passado, assumiu o mesmo Rio Claro na sétima rodada com um elenco bem diferente e fora da zona de classificação, mas engatou uma grande sequência de bons resultados, mostrou um futebol eficiente e levou o time às semifinais, inclusive eliminando o Velo Clube nas quartas. Em ambos os anos, o Rio Claro não passava nem perto de ser um dos candidatos ao acesso.
+ Entre no grupo gratuito do Escanteio SP no Telegram e receba indicações de apostas
+ Entre no grupo do Escanteio SP no Telegram e receba notícias do seu time
Veja o elenco do Velo Clube para a Série A2
Goleiros: Caio Alan (Azuriz-PR), Lucão (Belo Jardim-PE) e Rodrigo Barreto (Joseense)
Laterais: Marcílio (Brasiliense-DF), Ynaiã (North-MG), Matheus Nunes (Aimoré-RS) e Léo Simas (Grêmio Anápolis)
Zagueiros: Betão (Itapirense), Heverton (Veranópolis-RS), Juan Sosa (Pérolas Negras-RJ) e Alexandre Carvalho (permanência)
Volantes: Bruno Ritter (Caravaggio-SC), Ítalo Henrique (Tombense-MG) e Franco (Pérolas Negras-RJ)
Meias: Felipinho (América-RN), Christian Schneider (Rio Branco), Denner (Pouso Alegre-MG) e Danilinho (Itabirito-MG)
Atacantes: Léo Castro (Portuguesa), Lucas Duni (XV de Piracicaba), Douglas Skilo (Portuguesa-RJ), Thiago Rubim (Rio Claro), Dener (Aparecida EC-GO) e Clevinho (North-MG)
Pelo que deve brigar
O Velo Clube seguiu à risca o manual de como montar um elenco para ser favorito ao acesso na Série A2. O Galo Vermelho contratou jogadores de destaque recente na divisão ou em campeonatos de nível similar, além de ter um treinador que vem montando times muito competitivos nos últimos anos.
Em 2023, porém, o torneio terá duas equipes com um poderio financeiro bem maior do que todos os adversários: Ponte Preta e Novorizontino. Não dá para colocar o Velo Clube na prateleira dos favoritos, que já está ocupada pelos times da Série B. Mas, sem dúvida, o Galo Vermelho aparece logo na prateleira seguinte e, se o time ‘der liga’, têm boas possibilidades de bater de frente com os times do segundo nível do futebol nacional.
LEIA TAMBÉM
+ Paulistão Play transmitirá todos os jogos do segundo nível do futebol paulista
+ Saiba quantos quilômetros cada time vai percorrer na primeira fase
+ Montadora assina acordo de "naming rights"
+ FPF vai amenizar custos dos clubes
+ Saiba o time de coração dos famosos (versão futebol paulista além da elite)