EXCLUSIVO | Sérgio Guedes elogia montagem de elenco da Briosa: "Evolução ainda por vir"
Técnico da Portuguesa Santista destacou que grupo atual de jogadores da equipe tem "entendimento, entrega e comprometimento"
Em entrevista exclusiva concedida ao ESCANTEIO SP no gramado do Estádio Ulrico Mursa, na última segunda-feira (2), o técnico Sérgio Guedes rasgou elogios ao elenco montado pela Portuguesa Santista para a disputa da Série A2 do Campeonato Paulista.
+ Entre no grupo gratuito do Escanteio SP no Telegram e receba indicações de apostas
+ Entre no grupo do Escanteio SP no Telegram e receba notícias do seu time
Relacionadas
O último reforço oficializado pela Briosa foi Lucas Grossi, 20º jogador confirmado para a competição estadual do primeiro semestre. O time da Baixada tem espaço para mais seis contratações, sendo uma delas de um goleiro.
"Eu estou satisfeito com aquilo que a gente está vendo. A evolução ainda está por vir, e isso é natural e normal nesse momento, nesse processo. Mas o entendimento, a entrega, o comprometimento… tudo aquilo que acho importante para você ser bem-sucedido, a gente nota (neste grupo) — porque a gente instiga isso, provoca isso. Aí vem o lado emocional, de ambição, sonho… e isso é uma coisa que a gente vai ter uma resposta mais definitiva quando a competição começar", afirmou o técnico da Portuguesa Santista.
"Você cria isso para que o jogador esteja mentalmente forte, para enfrentar as dificuldades, conviver com as possibilidades — que a gente espera que possam ocorrer… então eu sou um otimista, né, por tudo isso. E espero um entendimento (do grupo)", completou o comandante.
Dentre os nomes confirmados para 2023, estão o goleiro Leandro, os zagueiros Brumati e Maurício Ramos, além do meia Carlos Alberto — todos conhecidos da torcida. A base técnica existe, pois. Mas, em 2022, a Portuguesa Santista brigou contra o rebaixamento durante boa parte da Série A2.
Questionado pela reportagem sobre como os reforços para a nova temporada podem complementar o talento já existente no clube, Sérgio Guedes fez sua análise.
"Era uma base boa que ainda não tinha conquistado, né. Qual é a razão para isso não ter ocorrido é um sentimento que a gente vai ter no dia a dia. É um time que se desenhou melhor no ano passado e não se classificou. Eu sou muito frio para essas coisas, não me apaixono por circunstâncias. Eu acho que a gente precisa sempre estar tendo um realismo e vivemos essa competição assim. Nós não temos um orçamento tão alto, então trabalhamos em cima de reconstrução de carreira. Alguns jogadores que já tivemos contato quando estavam no Nordeste, jogadores que estavam em um mercado muito bom lá, mas aqui em São Paulo é um desafio, sonho que eles tinham de estar. Eu tenho uma expectativa muito positiva dentro desse conceito todo. O que a gente espera é formatar um time que entenda e que entregue", disse.
"O elenco é forte, diferente de outras ocasiões — podemos ter variações, mudanças, um elenco que está sendo escolhido com esse sentimento mesmo. E a gente espera, de verdade, que eles consigam traduzir essa nossa expectativa, que é alta, em ação de jogo. Teoria todo mundo tem a sua, cada um vai defender o seu. Todo mundo quer o acesso. Vamos sair do discurso e entrar na prática, que é onde estamos tendo uma preocupação maior", finalizou o treinador.
A Portuguesa Santista estreia na Série A2 no dia 15 de janeiro, às 10 horas (de Brasília), quando recebe o Novorizontino em Santos.