Lusa, Santo André e Ferroviária avançam, mas Inter e São Bento estão fora: o balanço dos paulistas na Série D
A primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D chegou ao fim neste domingo. Dos cinco paulistas no torneio, três vão ao mata-mata e seguem na luta pelo acesso: Ferroviária, Portuguesa e Santo André. Inter de Limeira e São Bento estão fora. Confira a seguir um balanço da campanha de cada um deles.
Dos cinco paulistas, três seguem vivo na Série D.
Relacionadas
- Ferroviária sobrou em um grupo teoricamente mais fácil
- Lusa não empolgou, mas foi segura
- Santo André surpreendeu positivamente
- Inter de Limeira avançaria se tivesse demitido Coelho antes
- 2021 do São Bento é péssimo pic.twitter.com/tUuB1cJtzk— Escanteio SP (@EscanteioSP) September 5, 2021
Portuguesa não empolga, mas avança com segurança
A Portuguesa não empolgou sua torcida na primeira fase, mas conseguiu fazer uma campanha segura e conquistou sua classificação com antencedência. A Lusa teve a menor pontuação entre todos os líderes das outras chaves.
Agora, os comandados de Fernando Marchiori enfrentam o Caxias na primeira fase eliminatória. O time gáucho sofreu mais do que o esperado para conseguir a classificação por conta de um surto de Covid-19 no começo de agosto. O técnico Rafael Jacques chegou a ficar cinco dias internado.
Consistente, Santo André vai ao mata-mata
Mesmo sem poder atuar no Bruno José Daniel e com um time formado por muitos jogadores jovens, o Santo André fez uma campanha consistente ao longo da primeira fase, sempre aparecendo nas primeiras colocações, e conseguiu a classificação com uma rodada antecedência.
Agora, os comandados de Wilson Júnior terão pela frente o Esportivo de Bento Gonçalves. O time gaúcho terminou na terceira colocação do Grupo A8, conseguindo a classificação no apagar das luzes do último jogo.
Inter de Limeira reage, mas peca por começo ruim
A Inter de Limeira montou um elenco 'barato' para a Série D, assim como o Santo André, mas fez um primeiro turno péssimo sob o comando do ex-corintiano Dyego Coelho, com apenas seis pontos.
Faltando seis rodadas para o fim da primeira fase, Coelho foi demitido e o ex-atacante Roger, até então gerente de futebol, assumiu o comando técnico. O time somou ótimos 12 pontos e só não conseguiu a classificação no saldo de gols, já que fez campanha idêntica ao Bangu, o quarto colocado da chave. A Inter, inclusive, foi o melhor time da chave no returno.
Agora, o Leão da Paulistas terá um bom tempo para planejar a disputa da Série A1 do Paulista e poderá aprender com os erros para a Série D do ano que vem, torneio do qual já está classificado.
2021 do São Bento segue péssimo
A temporada do São Bento, por enquanto, é para se esquecer. Rebaixado no Paulistão, o time de Sorocaba trouxe de volta o consagrado Paulo Roberto Santos e montou um elenco bom a nível de Série D, mas fez um primeiro turno péssimo, com apenas cinco pontos e nenhuma vitória. Na segunda metade, reagiu, mas duas derrotas nas rodadas derradeiras complicaram o time.
O ano do São Bento, entretanto, não acabou. Para não amargar ficar de fora de uma divisão nacional em 2022, a equipe de Sorocaba terá que vencer a Copa Paulista, que começa no próximo dia 14.
Ferroviária sobra em chave "mais fácil"
Único paulista fora do Grupo A7, a Ferroviária caiu na chave com equipes do Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais e sobrou. Após perder a primeira rodada, o time de Araraquara ficou mais de mil minutos sem sofrer um gol, não voltou a ser superado e avançou facilmente com a liderança.
Agora, a Ferroviária terá pela frente o Brasiliense, que tem como 'melhor jogador' o ex-santista Zé Eduardo, que já marcou sete gols na Série D. O time da capital federal, entretanto, sofreu para conseguir a classificação, avançando apenas na última rodada.
+ Apoie o Escanteio SP e receba indicações de apostas em competições do futebol paulista